Tomada de posse do P. João na paróquia de Jaguarari, Diocese do Bonfim. BA.
Hoje às 19h30 ,eu, P. João M.F. estou recebendo das mãos do meu bispo Dom Francisco da Diocese de Bonfim, Bahia, a tomada de posse. As comunidades foram covidadas. Dom Francisco vai chegar perto das 18h00 para a preparação e os retoques finais. A celebração foi preparada pela equipe de liturgia com a a juda de muitas pessoas da comunidade. O restaurante do Monteirinho, o melhor desta cidade, vai ofertar a janta ao nosso bispo. A cidade toda está em festa. Eu, P. João M.F. também estou feliz por trabalhar de novo com este nosso povo cristão. São muitas comunidades, mais ou menos 120, espalhadas pelor um território vasto nesta bellissima caatinga do sertão bahiano, onde a chuva teima sempre em chegar ou chega tarde. Neste ano até que deu certo e São José conseguiu que Jesus o ouvisse e a chuva veio em abundância. Há muito tempo que não via o sertão tão verdinho. Assim não vai ter fome. Neste ano estamos colocando centros de ação evangelizadora, a que demos o título de “NÚCLEOS”. Os núcleos são oito (8) e cada núcleo tem um certo número de comunidades mais pequenas e que estão mais perto de cada núcleo. Estes núcleos são também lugar de formação evangelizadora. Há muitas pessoas envolvidas neste trabalho e o resultado vai ser muito melhor. Quero pedir a todos e todas que evangelizem comigo. Peço a todas as pastorais, movimentos, equipes, comissões, associações e todas as forças que façam comigo e os padres missionários um corpo só. O nosso “território” está precisando muito. O Papa Francisco nos convida a sar das igrejas, sentir o cheiro das ovelhas evangelizar de verdade. Temos muita gente ainda por batizar, por casar, por receber a primeira Eucaristia e a Crisma. Temos muitas pessoas a serem visitadas, doentes ou acamadas. Temos que dar vida nova à catequese, aos nossos jovens aos idosos e idosas, aos viúvos e viúvas, doentes e afastados. Há irmãos batizados que têm vergonha de vir na igreja porque são mais simples e pensam que não são bem acolhidos. Vamos regaçar as magas e partir, sem desistir, para uma evangelização corpo a corpo. Queremos, com Jesus e Maria e São João Batista, que todos se salvem. Que o Espírito Santo nos ilumine para uma ação evangelizadora em mutirão. Tchau! Amigo P. João.
Novo campo de missão.
Após 09 anos da minha saida da linda cidade de Jaguarari, voltei para fazer mais um pedaço de chão com este bom povo da paróquia e comunidades. Estou feliz. Agora, mãos à obra de evangelização, que Jesus nos pede e o P. Francisco aponta. É por aqui mesmo minha gente. Saudo cada um de vocês. Amigo. P. João Monteiro da Felícia.
Famílias numerosas contestam FMI
O documento intitulado ‘Este país não é para ter filhos? Relatório do FMI: Estaremos a falar do mesmo?’ questiona as afirmações dos técnicos do FMI, segundo os quais “se Portugal quer envolver-se em políticas para aumentar a fertilidade, seria bom que visasse outras direções, diferentes de benefícios em dinheiro para famílias”.
Nas considerações apresentadas, destaca a APFN, são dados como exemplo a Suécia e a França afirmando-se que o impacto dos benefícios pecuniários é “pequeno e de duração temporária”. Os técnicos do FMI aludem a dados internacionais “bastante desencorajadores quanto ao papel dos benefícios monetários no aumento da fertilidade”.
A associação portuguesa destaca, a este respeito, que “quer a Suécia quer a França tiveram há vários anos também um problema de fertilidade que resolveram combater energicamente e com resultados, mantendo ainda ativas muitas dessas medidas”.
Neste contexto, é feita a comparação do valor pago às famílias, em abonos, em Portugal, Suécia e França, sendo que em território luso “só recebem as famílias com rendimento de referência mensal abaixo de 628,83 euros e o valor varia com a idade e o escalão”.
A Suécia chega a conceder abonos no valor de 941 euros a quem tenha 5 filhos, valor que em Portugal se fica pelos 175 euros (618 em França).
“Tendo em conta o contexto que todos conhecemos das condições das famílias com filhos em Portugal propomos ao FMI que refaça a sua pergunta para: ‘Será que a penalização das famílias com filhos promove a redução dos nascimentos?’”, referem os responsáveis da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Em cada tempo, o seu tempo! …
Neste momento o mundo está festejando a vinda de Cristo Jesus e se preparando para a passagem do ano. Ano velho fica para trás e ano novo com novos projetos pessoais, familiares e da sociedade e até do mundo todo. Será que o Natal está sendo Natal? Você não acha que está aparecendo, posto em evidência, mais o Papai Noel do que o Menino Jesus? Qual é a sua opinião? Mande para mim a sua opinião sensata. Terminado este tempo, entramos no tempo comum. Neste tempo vamos ter várias festas litúrgicas. O que tem isto a ver com o nosso mundo? Tem sim. Se este mundo não descobrir o filão do ouro, que é Jesus Cristo, este mundo vai mal. Vocês estão vendo o que está acontecendo no mundo? Tem muito bem, verdade? e a maldade? Ela está, que nem sei dizer, para classificar… Deus está no mundo, nas pessoas, nos acontecimentos, mas tudo isto está em Deus?. Uma ordem diferente é possível no mundo. Quantos boatos infundados estão andando por aí e as pessoas acreditam em tudo. Gente! precisa não acreditar em tudo. Acredite na Palavra de Deus e em quem a está anunciando sem erro e você será sempre uma pessoa feliz. Nós temos três (3) grandes inimigos: Mundo, Demônio e a carne. Fuja deles.A oração organizada e regular é o remédio melhor para se conseguir a vitória. Devemos ter presente que o bem e o mal estão misturados na pessoa. A pessoa é que decide o que seguir. Siga o bem e você será feliz.
Uma mensagem simples para os corações simples.
Desejo umas festas felizes de alma e corpo para toda a sua família, amigos e todas as suas pessoas de relacionamento. Daqui para a frente teremos novidades. Com a benção de Deus e a proteção da nossa Senhora. Em todas as manhãs ou à noite nas minhas celebrações e orações particulares eu oro por você e pelas suas necessidades. Pode mandar os seus pedidos. Pode mandar um e-mail ou uma cartinha. Eu aceito os seus pedidos de oração. Você vai ser fortificada, fortificado, e protegida e protegido por Deus e pela Mãe nossa Senhora. Aproveito para recordar que Nossa Senhora tem muitos nomes, antes muitíssimos, segundo a época em que Ela se manifesta e a nação. Ela respeita o povo a quem se manifesta porque Ela é Mãe. Nos nossos dias Ela está trazendo a mensagem de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Tenho quase a certeza que Ela hoje está sendo a Evangelizadora de Deus para o mundo todo. A Igreja tem que acordar um pouco mais para não abandonar esta tarefa de evangelizar ou seja colocar o Evangelho na vida das pessoas com coragem, zelo e insistência oportuna e inoportunamente, quer dizer sempre. Dou aqui o meu testemunho. Eu gosto de evangelizar e executo esta tarefa com muita alegria.





